RSS

Hyper-V – Incidente Resolvido em Cliente

25 nov

Vi no site do Alberto Oliveira http://oliveiraalberto.wordpress.com a descrição de um caso com ISA Server 2006 que ele resolveu, achei o formato muito interessante e a partir de agora irei adotá-lo neste blog, creio que enriquece muito como consulta a resolução destes cenários reais

Produto: Microsoft Hyper-V Server 2008

Descrição do Cenário: Um servidor Dell rodando Microsoft Hyper-V Server 2008, com 6 máquinas virtuais rodando, alocadas em 3 HDS 300GB SAS em RAID 5.

Descrição do Problema: Das 6 máquinas virtuais, 2 estavam travando constantemente e entrando em estado de “saving state”.

A descoberta: Administrando o Hyper-V remotamente com RSAT, Hyper-V Manager e Computer Management, verifiquei no Event Viewer que haviam logs relacionados a falta de espaço em disco, no Hyper-V Manager verifiquei também que haviam vários Snapshots de cada máquina virtual (os snapshots criam arquivos .AVHD que utilizam muito espaço em disco), verifiquei também que não havia necessidade de 2 máquinas que foram criadas.

Resolução: Primeiramente excluímos as máquinas virtuais que não eram necessárias. O Hyper-V começou a respirar, excluímos outros arquivos desnecessários, posteriormente excluímos todos os snapshots e no final de semana desligamos as máquinas, o merge foi executado (o merge exclui os arquivos .AVHD e os integra ao .VHD original), ganhando espaço e desempenho.

Sugestão: Um ambiente de virtualização sem gerenciamento é um erro comum em vários cenários, sugerimos a implantação do System Center Virtual Machine Manager 2008 R2, e a utilização de um software de backup Data Protecion Manager 2010 ou Symantec Backup Exec.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: